top of page

Coalhada com Cardamomo - Combinação perfeita

Conheça a história e benefícios para a saúde desta dupla (ou tripla junto com o azeite) incrível de sabores.


A coalhada pode ser feita em casa usando um processo de fermentação semelhante ao do iogurte, que irá mudar a consistência do leite e deixá-lo com um sabor mais ácido devido à redução do teor de lactose, que é o açúcar natural do leite.


A coalhada traz benefícios para a saúde como favorecer o ganho de massa muscular, por ser rica em proteínas, e melhorar a flora intestinal, por ter bactérias importantes para a saúde do intestino.


Benefícios para a saúde:

  1. Melhorar a saúde intestinal, por conter bactérias boas e que melhoram a flora intestinal;

  2. Ajudar a ganhar massa muscular, por ser rica em proteínas;

  3. Ajudar a prevenir e combater gastrite causada por H. pylori, pois as bactérias da coalhada ajudam a destruir a H. pylori no estômago;

  4. Fortalecer os ossos e os dentes, por ser rica em cálcio e fósforo;

  5. Prevenir prisão de ventre e diarreias, por equilibrar a flora intestinal;

  6. Repor a flora intestinal após períodos de infecção intestinal ou quando houve uso de antibióticos;

  7. Ajudar a emagrecer, por ter poucas calorias e baixo índice glicêmico.

É importante destacar que pessoas com intolerância à lactose normalmente conseguem comer coalhada sem sentir os sintomas da intolerância, como dores abdominais e diarreia, pois a maior parte da lactose do leite é consumida pelas bactérias benéficas que fermentam o leite durante o processo de produção da coalhada. Mas é IMPORTANTE sempre consultar seu médico antes de consumir.


Fonte: tuasaude.com


Fonte: tuasaude.com

 

Cardamomo


Já ouviu falar do cardamomo?

Algumas pessoas nunca ouviram falar desta especiaria. Muito utilizado na culinária e na medicina alternativa asiática, já conquistou adeptos em todo o mundo. Pertence a família do Gengibre, até ele é popularmente conhecido no Brasil como "novo gengibre". Atualmente, a Guatemala é o país que mais exporta Cardamomo.

Considerado uma das especiarias mais caras do mundo, o Cardamomo é originário do continente Asiático. Tem uma cor esverdeada e suas pequenas sementes são aromáticas e de sabor peculiar.

Além de ser utilizada na alimentação, por conta de sua refrescância, a especiaria já era utilizada no Antigo Egito para limpar os dentes e refrescar o hálito; hábito que é mantido na Índia até hoje.


O Cardamomo é rico em fibras alimentares e carboidratos. Além disso, possui as vitaminas A, B e C, e os minerais Magnésio, Ferro, Cálcio, Potássio e Sódio. Além de conter muitos nutrientes.


O Cardamomo também possui diversas propriedades medicinais, trazendo diversos benefícios à saúde:

- Se consumido em bebidas quentes, ajuda a expectorar o catarro, auxiliando em casos de bronquite, asma, gripe e tosse;

- O chá de Cardamomo com mel alivia dores de cabeça;

- Aumenta a produção de saliva, o que auxilia na digestão dos alimentos;

- Seus óleos ajudam na prevenção de gases e inchaço abdominal;

- Possui cineol, um tipo de óleo com propriedade antibacteriana que atua contra a Helicobacter Pyloni, bactéria causadora das úlceras estomacais;

- As propriedades antibacterianas do óleo de Cardamomo auxiliam na manutenção da saúde bucal, além de prevenir dores de dente;

- Possui eucaliptol, cânfora e borneol, que aumentam a circulação sanguínea corporal, podendo ajudar a combater a perda da libido e disfunção erétil;

- As fibras e o potássio ajudam a manter o equilíbrio da pressão arterial;

- Rico em fotoquímicos, o Cardamomo ajuda na prevenção dos cânceres de mama, ovário e próstata;

- Suas propriedades antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele;

- Considerado antidepressivo, auxilia em casos de estresse e mau-humor;

- O Cardamomo destaca-se ainda pelo seu efeito diurético e laxante.


Na cozinha:

Na gastronomia, entra no preparo de pratos doces, como bolos e pudins; salgados, como pães e sopas; e bebidas quentes ou frias, como café e refrescos.


Em casa, é possível utilizar inteiro, moído ou o óleo de Cardamomo. Se usar inteiro, basta pressionar as bagas levemente para abrir, e deixar que as sementes liberem sabor e aroma. Após o cozimento, descarte as cascas, pois não são comestíveis. Se preferir já moído ou em óleo, vá com calma, pois o gosto e o aroma são fortes, podendo se sobrepor aos demais componentes. Na indústria farmacêutica e de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o óleo essencial de Cardamomo é usado em cosméticos, perfumes, xaropes e remédios para tosse.



 

No Shahiya, o Chef Georges Barakat combinou estes 2 elementos deliciosos e saudáveis e fez a "Coalhada com Cardamomo", venha até nosso Bistrot provar essa verdadeira explosão de sabores e saúde.


Shahiya - Bistrot | Rotisserie | Catering

Rua Inhambu, 790 - Moema - São Paulo/SP

11 2537.3337


198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page