top of page
  • Foto do escritorShahiya

Romã: fruta milenar com muitos benefícios

Símbolo de prosperidade em muitas civilizações antigas, a romã (Punica granatum) era parte importante do cardápio de famílias abastadas em diversas culturas e religiões, principalmente por ser vista como uma preciosidade. Milhares de anos depois, a fruta ainda conserva inúmeros benefícios. Quer saber quais são? Então confira o artigo que preparamos para você.




Romã: uma breve história


Nativa do Oriente Médio, precisamente próximo à costa do Iêmen, a fruta é relatada em inúmeros manuscritos. Inclusive eles mostravam sua relevância para a época e suas propriedades para fins alimentícios e medicinais. Na Bíblia, por exemplo, ela é mencionada várias vezes no Antigo Testamento. 

No Egito Antigo, a romã foi desenhada em túmulos de faraós e utilizada em rituais religiosos.


Séculos se passaram e a fruta ainda lidera entre as mais deliciosas e apreciadas pelos países do Oriente. Na culinária, a fruta é encontrada em pratos como fatuch, salada árabe e em pratos agridoces. Inclusive o suco feito com a fruta também é muito consumido, pois possui vários benefícios para a saúde humana.

Plantada no Mediterrâneo, Oriente Médio e Norte da África, a romã também ganhou seu espaço no Brasil. Os principais fornecedores da fruta se encontram em São Paulo, Pernambuco e Bahia. Segundo o Ceasa – Campinas, o fruto da romãzeira tem mais abundância nos meses de fevereiro, maio, agosto, outubro e dezembro.


Benefícios da romã

Além de ser associada à prosperidade, o fruto da romãzeira é visto com bons olhos por seus nutrientes altamente benéficos. A fruta é composta por 67% de casca, 30% de polpa e 3% de sementes. Conheça a seguir então, alguns de seus benefícios:


Combate os radicais livres

Na polpa estão presentes os compostos fenólicos como as antocianinas, fortes antioxidantes. Além de serem responsáveis pela cor avermelhada, essas substâncias são capazes de prevenir as ações dos radicais livres. Ainda, a constante ingestão da fruta ajuda a minimizar a chance de contrair doenças cardiovasculares e degenerativas como o câncer.


Fortalece o sistema imunológico, controla a pressão arterial e o mau colesterol

Segunda a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a romã tem boas quantidades de vitamina C, vitaminas do complexo B, zinco, cobre, potássio, ferro, magnésio, zinco e manganês. 

Cabe ressaltar que a presença desses nutrientes é crucial para fortalecer o sistema imunológico e produzir energia e hemoglobina. Além disso, também auxiliam a visão e controlam a pressão arterial e o mau colesterol. Consumir esses nutrientes evita também males como anemia, diabetes e hipertensão.


Trata infecções na garganta, gripes e resfriados

Engana-se quem acredita que as propriedades funcionais da fruta estão apenas em sua polpa. Isso porque por ser fonte de antioxidantes e conter taninos, a sua casca é muito utilizada na medicina tradicional em países orientais, europeus e americanos. No Brasil, por exemplo, o chá da casca é usado para infecções de garganta, gripes e resfriados. Estudos apontam, inclusive, que a casca da romã tem mais poder antioxidante do que o vinho e o chá verde, pois retira de fato as toxinas presentes no fígado.


Para que todos esses benefícios aconteçam, é preciso incluí-la em sua alimentação diária. Além disso, deve-se ter um cardápio variado com outras frutas, legumes e todos os alimentos funcionais. As sementes da romã também podem ser ingeridas, inclusive, elas fazem muito bem e, assim como a polpa e a casca, têm propriedades imunológicas. O óleo extraído é eficaz para manter a pele hidratada e longe do envelhecimento precoce das células.



 

No Shahiya você encontra várias opções de consumir a romã:


- Salada Fatuch. Uma combinação perfeita e saudável de legumes, verduras especiarias e melaço de romã.


- Soda de Romã. Delicioso e refrescante suco preparado na hora com xarope de romã e um toque de hortelã.


- Melaço de Romã. Você pode adquirir em nossa mercearia.



 

Shahiya - Bistrot | Rotisserie | Catering

Rua Inhambu, 790 - Moema - São Paulo/SP

11 2537.3337


1.292 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page